Cristo breve virá

Páginas

Total de visualizações de página

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Receitas da Maravilha
Guarujá, São Paulo, Brazil
Sou a Mariza Maravilha, como muitos me conhece na net. Gosto de fazer amizades sinceras, Amo a Deus acima de tudo. Amo cozinhar e trocar receitas. Amo crochetar e tricotar, amo artesanatos em geral, mesmo ainda estou aprendendo muitas coisas, adoro compartilhar dicas do lar e de reaproveitar os alimentos.
Ver meu perfil completo

Vários tipos de feijão

sábado, 1 de dezembro de 2012

O feijão é o alimento "típico" do prato do brasileiro e é responsável pela maior parte das proteínas que ingerimos. O Brasil é o maior produtor e consumidor mundial de feijão. Há muitos tipos de feijão, de tamanhos, cores e sabores diferentes. Só que pergunto: você conhece todos os tipos de feijão? Pois bem nem eu mesma conhecia só ouvir falar rsrsrsr 
variedades de feijões 
O feijão possui uma grande variedade de espécies, tais como: feijão preto, roxinho, fradinho, mulatinho, branco, jalo, rosinha, verde, canário, azuki, carioca, feijão fava, entre outros.











Abaixo listamos as variedades mais populares.


Feijão preto :
Feijão Preto


 É o que diz ser, feijão de cor preta e brilhantes. 

São normalmente referidos como «feijão tartaruga», talvez fazendo referência à sua aparência magra, escura e semelhante a uma concha. A par com um sabor rico e fumado que já foi comparado ao dos cogumelos, o feijão preto tem uma textura aveludada, apesar de manter bem a sua forma quando é cozinhado. Tanto os feijões secos como os enlatados estão disponíveis durante todo o ano.

Os feijões secos estão geralmente disponíveis em recipientes pré-embalados bem como em lata. O feijão preto fornece vários benefícios para a saúde. 
Ele é bom para doenças da pele, colesterol, prisão de ventre, afecções do cólon, hipertensão arterial, anemias, convalescenças e possui ação favorável sobre os folículos capilares.

Feijão  Roxinho

O feijão roxinho presta-se bem para saladas, sopas e como acompanhamento. É o tipo de feijão que é mais popular nos estados de Minas Gerais e Goiás.
apresenta um sabor intenso, textura macia. 
Possui a forma de um “rim”, mesmo durante o cozimento prolongado. 




Feijão Jacinto
Feijão Jacinto: pode ser conhecido também como feijão indiano, feijão egípcio, feijão bulay, entre outros. É bastante cultivado na Índia, Indonésia e África. Suas vagens são roxo escuro. Não só o feijão mas as folhas e flores desta planta também são comestíveis.




Feijão comum



Feijão comum: é bastante consumido pela população e também chamado de feijão chilli. Pode ser vermelho, vermelho escuro ou de cor clara. É rico em ferro e possui uma quantidade moderada de carboidratos. Amplamente utilizado na gastronomia, principalmente  no preparo de saladas e ensopados. É muito usado na culinária indiana.






Feijão Azuki ou  Adzuki: cultivado por muitos séculos em países orientais, como Japão, Coreia e China, esses grãos são uma boa fonte de nutrientes, como o potássio, ferro, cobre, fibras e vitamina B3. 
É uma leguminosa de vagem, com sementes e grãos pequenos, bem menor que o feijão comum. Possui a forma arredondada, de coloração vermelho-escura ou amarelada e tem o sabor adocicado. Por possuírem esse sabor, esses grãos podem ser utilizados para fazer pasta doce de feijão. A culinária asiática utiliza muito esta espécie de feijão em preparações como: arroz de feijão vermelho, a lua-bolos e baozi.



Sobre o feijão mungo verde: também do gênero Vigna como o feijão-arroz e o feijão azuki, a espécie Vigna radiata L. tem como centro de origem a Índia, onde tem utilidade na alimentação humana e animal, além de ser usado como adubo verde. No Brasil ele é plantado em vários lugares, geralmente na época das águas. Por ser originário de regiões quentes, se adapta bem às condições de altas temperaturas, solos secos e com baixa fertilidade. Pode ser encontrado facilmente nos mercados orientais - aqui em São Paulo, no bairro da Liberdade. E é mais usado para brotos, mas fica gostoso cozido junto com arroz, como o azuki ou o feijão-arroz, ou na forma de dall indiano.






3 comentários:

Sandra Veneziani disse...

oieee- vim te visitar e te oferecer um cartão - Um toque .Fique bem, fique na paz.San

Sandra Veneziani disse...

Olá....vim,te visitar e te oferecer uma lembrancinha. È só me visitar e pegar o selinho. Bjus da San

Sandra Veneziani disse...

Olá, vim visitar teu cantinho e te oferecer: o o cartão de Natal do Toque, o cartão de 700 seguidores.Te agradecer por fazer parte desta historia encantadora.
Com o meu toque de carinho e amizade-San

Postar um comentário

Eu amo Linkar as minhas amigas

Eu linko e Indiko

Blogs de artesanatos

 
" Receitas Geral da Maravilha " | por Templates e Acessórios ©2010